quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


Moradas perfumadas


Tem casa “que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri”. Dentro delas, “a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso, sem relógio e sem agenda”, eu diria, brincando com o poema do Carlos Drummond. Mas se os cheiros (ou os ares) da casa não estiverem bons, o corpo não descansa, sabia disso? Fica todo alerta, pois o olfato é também um instinto de sobrevivência. Porém, se quisermos, podemos mudar de ares fácil, fácil, usando os óleos essenciais, a alma curativa do reino vegetal.
Como perfumar? 1) Contra insônia: uma gota de óleo nas fronhas; 2) Aromatizador: dez gotas em sachês, rolhas, algodão, flores secas, trouxinhas de tecido ou cerâmicas porosas, espalhados pela casa, nos armários, na sapateira, no carro, dentro da bolsa; 3) Spray e Faxina (piso, móveis, portas e janelas): dez gotas em um litro de água, mexendo bem antes de usar; 4) Na roupa: uma gota na gola ou na manga, na meia ou no sapato; 5) Na lareira: sete gotas em cada tora. Mas na hora de usar é preciso estar em “bendita ação” ou “medita-ação”: 90% de amor, 10% de odor...

PENSAR: Tem casa “que tem cheiro de colo de Deus, de banho de mar quando a água é quente e o céu é azul”. Dentro delas, “a gente sabe que os anjos existem”, dizem os aromas de frutas cítricas, purificadores de ambientes e estimulantes para a mente. Escolha entre o limão (revitaliza), a tangerina (conforta), a laranja azeda (alivia ansiedade) ou a doce (alegra). Se quiser contar com a força renovadora do banho de mar, use, no seu preparo (óleo + água), uma pitada de sal.
SENTIR: Tem casa “que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra”. Dentro delas, “a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza”, dizem os aromas de flores, cálidos e suaves. Neste campo, a rainha é a rosa e o rei é o jasmim, que liberam bloqueios, elevam a auto-estima e, de quebra, são afrodisíacos. A lavanda, indispensável, acalma, é desintoxicante e regenera o sentir. E se ainda quiser atrair a inspiração das estrelas, deixe o óleo sob uma noite estrelada.
QUERER: Tem casa “que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do acalanto que o silencio canta. De passeio no jardim”. Dentro delas, “a gente lembra que no instante em que rimos Deus está conosco, juntinho a nosso lado”, falam os aromas das madeiras, de ação profunda, intensa, lenta e relaxante... Como o sândalo (contra o medo), o cedro (stress), a canela (debilidade geral). E se ainda quiser atrair a firmeza da terra para o preparo, enterre-o por 72 horas.
Mas atenção: o óleo que é puro não se dissolve na água. E, na gravidez, com crianças e idosos, busque mais orientação, alerta Mônica Neves, aromaterapeuta mineira.

Existem casas que tem a alma perfumada. Dentro delas, “a gente se sente visitando um lugar feito de alegria, recebendo um buquê de carinhos, abraçando um filhote de urso panda, tocando com os olhos os olhos da paz”. Mas a alma da casa é feita de pessoas... E existe gente que nos faz saborear “a delícia do toque suave que sua presença sopra em nosso coração”.


Carlos Solano - arquiteto

Revista Bons Fluidos/abril2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário